Você sabia?
Muitos acreditam que a "redação nota mil" é alcançada por gênios, aqueles que escrevem de maneira rebuscada com conectivos que a maioria nunca ouviu falar. Felizmente, um texto é categorizado como "digno de nota mil" quando ele atinge o resultado programado diante das competências propostas. Elas permitem que o corretor avalie a capacidade que o candidato tem para explorar seus conhecimentos e ensaiar uma solução diante do problema proposto no texto base.
É necessário, portanto, que o redator faça um julgamento crítico dos pontos apresentados com algum aspecto da realidade e, junto a isso, defenda uma posição sobre a situação-problema que causa polêmica na sociedade. Por isso, o texto que é exigido pela maioria das faculdades requer a avaliação da capacidade que o candidato tem de ensaiar uma resposta sustentável para uma situação sem solução.
Diante disso, criou-se as três grandes competências para uma boa redação:
1. Apreender a questão posta em debate:
Nessa competência, o corretor avalia se houve ou não fuga do tema proposto; no caso de fuga do tema, denuncia, implicitamente, que o candidato não soube discutir a questão posta em debate. Muitas vezes, a fuga do tema acontece por falta de atenção na leitura da proposta ou na má articulação das ideias antes de redigir o texto. Não adianta começar a escrever um texto sem antes delimitar cuidadosamente o tema e os assuntos que serão tratados durante o texto.
2. Posicionar-se sobre o tema de maneira crítica:
Nessa competência, o candidato deve discutir de maneira satisfatória, convincente e, se for possível, criativa o ponto de vista que ele quer mostrar no texto. Fazendo, dessa maneira, que o indivíduo entre no universo do outro ao tentar traduzir sua própria verdade diante da verdade alheia.
3. Produzir um texto na norma culta da língua:
A maioria das pessoas, quando lê "norma culta", acredita que o estudante deve fazer uso de palavras "chiques" e, muitas vezes, fora do vocabulário em que ele está inserido, fazendo com que a redação fique com uma linguagem embolada e falsamente sofisticada. A norma culta, fora do senso comum, significa que o texto não pode ter ideias clichês, uso inadequado de vocábulos, deve ser redigido de acordo com as regras gramaticais, seguindo a boa ortografia, regras de pontuação, morfologia e sintaxe.
O objetivo do texto dissertativo é somente que o aluno mostre a visão e o julgamento crítico que ele tem dos problemas sociais em que está inserido, não fugindo do tema, escrevendo com as formas gramaticais corretas e explorando a sua criatividade.
Texto escrito por Natália Picchi (grupo de Redação)
Comments