top of page

Mulheres também torcem!

Foto do escritor: Pró-EstudarPró-Estudar


A Copa não é só o maior evento futebolístico do mundo, mas também, é a oportunidade de várias culturas se reunirem em um só país. Frequentemente, alguns países fazem sucesso por suas torcidas animadas, apesar de não passarem da primeira fase. Este ano não seria diferente, e um dos grandes destaques nas arquibancadas foram os iranianos.


A grande importância em torcer para o Irã, também estava no fato das mulheres estarem presentes nos estádios, inclusive sem seus véus, uma das ações políticas mais fortes deste Mundial. Desde a revolução Islâmica de 1979 no Irã, mulheres foram barradas de comparecer a partidas de futebol masculino, e inclusive em alguns casos, proibidas de assistir as partidas pela televisão.


A Copa do Mundo deste ano, abriu margem para que elas não só assistissem os jogos nos estádios na Rússia, mas também pudessem protestar pelo direito à torcerem, o que surtiu efeito, já que na partida contra Portugal, as iranianas puderam assistir ao jogo em um telão no estádio em Teerã, apesar de uma proibição apoiada por linhas-duras. “É apenas a segunda vez em quase 40 anos que mulheres iranianas tiveram permissão para assistir futebol no estádio Azadi em Teerã, o maior do Irã, com 120 mil lugares. ”


O fato marca um grande acontecimento para as mulheres, inclusive em um mês, onde, na Arábia Saudita, país ainda mais “ restrito” que o Irã, pela primeira vez, mulheres receberam o direito a dirigir.



Escrito por: Laila Faquezi (Grupo de Geografia)

33 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Grupo Pró-Estudar

  • Grey Facebook Ícone
  • Grey Instagram Ícone

APOIO

Criado por KondZilla da Educação.    © 2019 | Todos os direitos reservados.

bottom of page