top of page

Stephen Hawking

Foto do escritor: Pró-EstudarPró-Estudar


Nesta quarta-feira, 14 de março, falece uma das mentes mais eminentes da contemporaneidade, o físico teórico e cosmólogo Stephen Hawking, aos seus 76 anos.

Aos 21 anos, Stephen foi diagnosticado com uma doença degenerativa, esclerose lateral amiotrófica, responsável por paralisar progressivamente os músculos do corpo, acarretando em respiração dificultada e morte. Segundo o médico de Stephen, ele não passaria de 3 anos desde o seu primeiro diagnóstico, porém, isso foi apenas um marco na vida do cientista, que viria a ter uma brilhante, longa e inusitada carreira.


O ápice da produção científica do físico pareou próximo dos anos 70, na qual, no final da década, recebeu a cátedra lucasiana na Universidade de Cambridge, ocupada por Isaac Newton séculos antes. Stephen Hawking foi responsável pelo desenvolvimento de várias teorias no âmbito da astrofísica e física quântica, cativando boa parte da vanguarda do meio científico e contribuindo para uma melhor compreensão do universo. Uma das suas maiorias realizações foi o desenvolvimento de teorias sistemáticas a respeito do funcionamento dos buracos-negros.


Stephen também foi responsável por obras literárias de suas teorias, de modo a aproximar e popularizar a física complexa ao público leigo, por meio de seus best-sellers: "Uma Breve História do Tempo" e "O Universo numa Casca de Noz". O cientista paralítico, que se comunicava por um sintetizador de voz envolvendo inteligência artificial criado exclusivamente pela Intel e Swiftkey, se tornou um ícone da cultura pop, participando de séries, sendo referenciado por vários filmes, protagonizando documentários e obras. Sua bibliografia foi adaptada ao cinema no premiado filme "A teoria de tudo". Além disto, sua fama e influência também foram utilizadas em causas humanitárias, como em defesa dos direitos dos deficientes físicos e advocacia da exploração espacial.

É com muita lástima e pesar a informação de sua morte, mas seu legado e história se perpetuará ao longo de séculos.


Para as novas gerações é estabelecido um exemplo de superação e perseverança diante dos obstáculos imensuráveis na vida. Vestibulandos, lembrem-se sempre de Stephen Hawking e de sua superação diária, quando acharem um exercício de física difícil.



ASSISTA ESTA ENTREVISTA DE STEPHEN PARA A BBC:



Escrito por: Rodolfo Lima

Revisão: Fernanda Ornelas

27 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Grupo Pró-Estudar

  • Grey Facebook Ícone
  • Grey Instagram Ícone

APOIO

Criado por KondZilla da Educação.    © 2019 | Todos os direitos reservados.

bottom of page